Revista de Extensão e Estudos Rurais

A Revista de Extensão e Estudos Rurais é uma publicação semestral do Curso de Pós-Graduação em Extensão Rural do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. A REVER tem como propósito cobrir uma área multi e interdisciplinar de abordagens teóricas, de estratégias metodológicas e de resultados de pesquisa sobre o espaço rural como componente do desenvolvimento socio-econômico e histórico em que se encontram atores institucionais e segmentos sociais.

Notícias

 

DOSSIÊ TEMÁTICO: CONFLITOS AMBIENTAIS E VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS EM CONTEXTOS DE GRANDES EMPREENDIMENTOS

 

As transformações recentes no regime de acumulação em escala mundial vêm produzindo reconfigurações socioespaciais no Brasil e na América Latina cujos reflexos nas dinâmicas socioambientais locais se apresentam de forma emblemática. Nesta conjuntura, as mudanças e os conflitos ambientais em torno de grandes empreendimentos e obras de infraestrutura estão se processando em meio a registros e denúncias de violências e violações coletivas e individuais cometidas por empresas e agentes estatais nas mais diversas dinâmicas territoriais. Em virtude desses conflitos localizados, mas que frequentemente se desenvolvem como expressões de antagonismos que compreendem a interação global-local e os arranjos político-econômicos típicos do atual regime de acumulação - como o neoextrativismo, o agronegócio, o hidronegócio e a city markenting -, uma gama variada de estudos vem sendo desenvolvida nas mais diversas áreas do conhecimento. Como esforço de contribuição a este movimento de reflexão e pesquisa a REVER se dedica nesta edição ao Dossiê “Conflitos ambientais e violações de direitos humanos em contextos de grandes empreendimentos”, buscando reunir estudos e reflexões que tratem, problematizem e proponham temas e discussões que perpassem essa problemática de importância particular nos estudos rurais contemporâneos.

São desejáveis à chamada os seguintes eixos:

1)      Questão ambiental e relação global-local: trabalhos que abordem a relação global-local nas análises das implicações territoriais de atividades econômicas associadas às cadeias produtivas globais e suas relações com os conflitos ambientais e violações de direitos humanos.

2)      Violações de direitos humanos: trabalhos que abordem a violação de direitos humanos em contextos de grandes empreendimentos econômicos e obras de infraestrutura, considerando a diversidade da abrangência territorial, as variadas temporalidades dos impactos e das transformações ambientais e as assimetrias de poder entre os diversos grupos sociais envolvidos.

3)      Política ambiental e institucionalização dos conflitos ambientais: estudos que evidenciem as influências dos conflitos ambientais e as tratativas às violações de direitos humanos na elaboração, implementação, aperfeiçoamento e problematização de políticas ambientais, bem como, a “institucionalização” dos antagonismos por parte do setor privado.

4)      Povos do campo, da floresta, dos rios e mares, agricultura familiar e camponesa, populações indígenas e tradicionais: pesquisas que tratem da relação entre grupos e segmentos sociais historicamente marginalizados, invisibilizados e refutados por grandes empreendimentos e obras de infraestrutura, evidenciando, também, as diversas formas de mobilização e resistências em contexto de violações de direitos. 

Prazo para submissão: 31/08/2018

O texto deve ser inserido no template para ser submetido.


Mais informações acesse o link da Revista de Extensão e Estudos Rurais (Rever).
http://www.revistarever.ufv.br/index.php/rever/about/submissions#authorGuidelines

Coordenadores do dossiê:  Dr. Marcelo Leles Romarco  e Ms. Frederico Magalhães Siman

 
Publicado: 2018-01-30
 
Outras notícias...

v. 6, n. 2 (2017): JULHO-DEZEMBRO 2017


Capa da revista